Serviços
O que fazemos

O discípulo mais relevante de Sui Beng é presentemente Francis Leyau Yoke Sai. Francis Leyau nasceu em 1953 na Malásia, filho de pais chineses e desde tenra idade manisfestou um profundo interesse pelas suas raízes culturais. Iniciou os seus estudos de feng shui yin e feng shui yang em 1973 com a idade de 19 anos. A sua primeira profissão foi chefe de cozinha ao mesmo tempo que estudava com vários mestres as diferentes artes da metafísica chinesa. O amor pela culinária oriental continuou ao longo da sua vida até aos dias de hoje. É tradição quando dá cursos, cozinhar pelo menos uma vez para os seus grupos de alunos.

Em 1983 com 29 anos, vai ter com o mestre Sui Beng, discípulo de Tan Yang Wu, no templo de Kuan Yin em Johor Bahru e pede para ser adoptado como seu aluno pessoal em Feng Shui Yang. Entra assim dentro da linhagem. Com os conhecimentos passados por Sui Beng, inicia uma longa carreira como consultor primeiro e depois professor. Entretanto, estuda também com alunos de Zen Zi Nan, o grande mestre chinês que fugiu para Taiwan depois da revolução cultural, aprendendo Feng Shui Yin. No entanto nunca entra dentro da linhagem, o que no fim se revela uma sorte visto Zen Zi Nan obrigava os seus alunos privados a estritamente não ensinar e divulgar a arte. Torna-se rápidamente uma das grandes referências mundiais em Feng Shui Xuan Kong. Entre os seus clientes contam-se numerosas personalidades de diferentes nacionalidades.

Funda na década de 90 a CAFS (Central Academy of Feng Shui) em Malaca que se revelou depois uma verdadeira arca de Noé para a metafísica chinesa em geral e para o Feng Shui San Yuan em particular. Isto porque esta cultura quase na segunda metade do século XX devido a diversos fatores. É mentor de inúmeros praticantes que por sua vez se tornaram professores e mestres por direito próprio. É hoje certamente a referência número um a nível mundial de cálculos como Estrelas Voadoras, Xuan Kong Da Gua, Liu Fa e Zi Bai Jue. Em Portugal o seu discípulo é João Borges, diretor da Escola Nacional de Feng Shui.

Desde 2014 que está semi-retirado para se dedicar ao seu outro grande amor, a agricultura e trabalhar na sua quinta. Continua a ensinar de forma ocasional. É casado e pai de uma filha e de um filho.

francis leyau collage

Nasceu na província de Fujian e foi o único filho homem e filho favorito de uma família de seis.

Aos 16 anos tornou-se monge budista e aos 18 foi para o templo Nan Pu Tuo. Durante a segunda guerra mundial e a consequente invasão japonesa emigrou para Singapura onde residiu primeiro no templo Long Sun See e depois no templo Phor Kark See.

Mais tarde emigrou para Medan na Indonésia e depois foi para o templo Meow Sian Lin em Penang (Malásia). Por essa altura, na década de 1950 foi aluno de Yen Pen.

Mais tarde foi chamado novamente para dirigir o templo de Phor Kark See em Singapura onde se tornou o chefe religioso máximo da comunidade budista chinesa.

Huang Choon é famoso por várias obras de feng shui, nomeadamente o feng shui efetuado no seu templo Phor Kark See onde todas as portas estão inclinadas e orientadas para a mesma direção.

Outro exemplo de um caso famoso é o do hotel Hyatt, na rua Orchard de Singapura. Este hotel tinha em 1973 aquando da data da consulta, uma taxa de ocupação média de 40%. No mesmo dia, imediatamente após a implementação das recomendações (numa data auspiciosa), o hotel recebeu uma chamada que um boeing 747 estava atrasado requerendo alojamento para 380 passageiros. Ao quarto dia da implementação das curas o hotel Hyatt estava completamente cheio.

Yen Pen também conhecido como Eu See Ying (nome budista que significa "viver o dia"), foi um dos expoentes máximos do Xuan Kong Fei Xing, cálculo conhecido no ocidente como "Estrelas Voadoras". O seu enorme talento e sabedoria chegou até nós através de três livros, compilados num só e chamado Er Zhai Shi Yan, ou "Experiência de Duas Casas" e que significa ensinamentos de Feng Shui yin e Feng Shui yang. Estes volumes contêm inúmeras descrições das suas consultas na década de 20 e 30. Os seus escritos constituem uma memória futura e são fundamentais nos dias de hoje para o estudo e entendimento desta arte maravilhosa.

Yen Pen nasceu em 1872 (ou 1873) em Wuxi na província chinesa de Jiangsu. O seu primeiro emprego foi como professor numa escola católica em Shangai. Aí encontrou conflitos com a direção devido à sua religião budista. Encontrou um novo emprego como gerente de uma fábrica de texteis que tinha também plantações de algodão. Aí encontrou também conflitos entre a sua fé e os procedimentos da fábrica devido ao uso do inseticida DDT que dizimava inúmeros tipos de insetos o que para ele era inaceitável. Decidiu então despedir-se para se dedicar por inteiro à prática e divulgação do budismo editando livros e pregando.

Ao mesmo tempo que trabalhava em Shangai, foi aluno de Tan Yang Wu na sua escola de Feng Shui na década de 1920. Começou depois também a trabalhar como mestre de Feng Shui, tendo registado por escrito a maioria das suas centenas de consultas.

No contexto da sua vida religiosa, Yen Pen foi para Singapura onde se tornou monge. Mais tarde mudou-se para a Indonésia. Neste país a sua casa ardeu o que o forçou a mudar de residência de novo, desta vez para a Malásia (do outro lado do estreito) em Penang. Daí foi para o templo Sam Poh, nos planaltos Cameron. Em 1950 devido a problemas de saúde foi outra vez para Penang onde começou a dar aulas de Feng Shui. O seu aluno mais conhecido foi Huang Choon, que depois foi chefe do principal templo de Feng Shui em Singapura. No final da sua vida voltou novamente para o Templo Sam Poh onde encontrou Sui Beng, outro aluno de Tan Yang Wu. Yen Pen morreu em 1957 e é num pagode de Sam Poh que está enterrado.

Yen Pen escreveu três livros de Feng Shui. O primeiro livro continha 195 casos práticos e o segundo livro 260. Estes casos práticos estão descritos ao pormenor de ter os nomes dos clientes e respetivas moradas, a data da consulta, o diagnóstico, as curas e as consequências da aplicação dos conselhos de Feng Shui. Um terceiro livro foi escrito não por ele mas por um dos seus assistentes baseado nas suas consultas quando estava ainda na China.

Tornou-se monge budista aos 19 anos.

Por volta do início da segunda guerra mundial iniciou os estudos de Feng Shui com Tan Yang Wu (pouco antes da morte deste).

Aos 38 anos foi para Penang na Malásia para servir num templo trazendo com ele os livros de Tan Yang Wu. Exerceu também funções médicas devido ao seu conhecimento de medicina tradicional chinesa. Numa primeira fase viajou pela Malásia para pregar a doutrina budista.

Em 1956 encontrou-se com Yen Pen no templo Sampo onde discutiram os ensinamentos passados por Tan Yang Wu.

Poucos anos mais tarde fundou o templo de Kuan Yin em Johor Bharu (Malásia) do qual se encarregou pessoalmente do respectivo feng shui. Devido ao sucesso financeiro do templo, Sui Beng abriu um lar para idosos e um orfanato.

Em 1997 doou a quantia de RM 200,000 para os cofres do estado e à data da sua morte em 1998 deixou para trás a soma de RM 10,000,000, e inúmeras propriedades que foram doadas à associação budista. Sui Beng sempre deu crédito ao feng shui pelo sucesso financeiro dos seus empreendimentos.

Introdução

Tan Yang Wu é um dos mais relevantes mestres de Feng Shui na área de Estrelas Voadoras - Xuan Kong Fei Xing. Nasceu na China Imperial na província Jiangsu no ano de 1890 (Geng Yin) ou em 1891. Alguns autores consideram 1890 outros 1891. Isto é talvez devido ao fato de os chineses contarem a sua idade desde o momento da conceção. Por isso a data mais provável do ano de nascimento é 1891.
Desde muito novo se interessou por Feng Shui e aos 19 anos estudou com o mestre Yong Chin Lu (Yang Jiu Ru), parente de Zhang Zhong Shan que tinha 70 anos nessa altura. Para referência, Zhang Zhong Shan é o fundador da Wu Chang Pai, a escola dominante de Estrelas Voadoras nos dias de hoje.

Vida Profissional

Tan Yang Wu teve vários trabalhos para a concelhia de Shangai até por exemplo ser nomeado chefe de educação das zonas rurais e depois chefe do departamento de telegramas e comunicações. Paralelamente desenvolveu atividade como consultor e professor de Feng Shui para casas yin e yang obtendo grande notoriedade.
Publicou os seguintes livros:

  1. O Grande Caminho Xuan Kong (1923) - Um livro dedicado à teoria das Estrelas Voadoras
  2. A Eficácia do Xuan Kong (1924) - Um livro dedicado à prática e casos práticos
  3. Di Li Bian Zheng Xin Jie (data desconhecida)
  4. Xuan Kong Liu Fa Ben Yi (1948) - Um livro dedicado ao Liu Fa<

Estes livros publicados pelo próprio foram todos destruídos durante a ocupação com exceção de uma cópia de cada um, salvos por Sui Beng um dos seus alunos.

Escola de Feng Shui e discípulos (1922 - 1930)

Em 1922, com 32 anos, fundou a primeira escola de Feng Shui na Rua Chentu nº 716. Foi a primeira escola semi-aberta ao público visto que até essa data o Feng Shui era apenas ensinado através da vivência com o mestre ao longo de muitos anos. Com Tan Yang Wu entrou-se numa era mais moderna com um tipo de ensino mais reconhecível para a mente ocidental.
Foi a partir daí que ensinou os seus dois discípulos que efetivamente continuaram a sua linhagem: Yen Pen (1873-1957), autor do Er Zhai Shi Yan e Sui Beng (1920-1998) que salvou os exemplares dos seus livros. Estes livros foram depois passados para o mestre Francis Leyau na Malásia que os publicou novamente várias décadas mais tarde.

Liu Fa (1930 - 1948)

Por volta de 1929 Tan Yang Wu estudou com um mestre taoista chamado Lee Chen Xu, de Jiangsi na província de Henan. Diz-se que Lee Chen Xu comunicou a Tan Yang Wu os "verdadeiros mistérios do Feng Shui Xuan Kong" e a arte do Liu Fa (cálculo que se traduz literalmente por Seis Métodos).
Pouco depois em 1930, Tan Yang Wu comunica oficialmente que não se pode utilizar Estrelas Voadoras para Yin Zhai e publica um anúncio num jornal de Shangai onde se prontifica a refazer todas as consultas de Yin Zhai. Até aí Tan Yang Wu utilizava as Estrelas Voadoras para ambos tipos de casas Yin Zhai - casas dos mortos / campas e Yang Zhai, casas dos vivos. Esta é uma das histórias mais famosas de Feng Shui. Existe alguma confusão sobre esta história, mas para mais uma clarificação, foram as consultas de Yin Zhai com Estrelas Voadoras que Tan Yang Wu considerou erradas e não as consultas de Yang Zhai. Daí que hoje em dia Estrelas Voadoras utilizam-se exclusivamente para Yang Zhai, casas dos vivos.

Desaparecimento (1949)

Tan Yang Wu viveu durante uma época de grande turbulência política e social. Desde a ocupação ocidental, ao desaparecimento da China Imperial (1912) e nascimento da República da China, à ocupação Japonesa, à segunda guerra mundial e finalmente à instauração da Republica Popular em 1949. Pouco depois de 1948, Tan Yang Wu desapareceu, possivelmente vivendo no Sul da China para não mais se saber do seu paradeiro. O seu desaparecimento coincide com a proibição do Feng Shui na China maoísta de Mao Zedong.

Linhagem Tan Yang Wu

Porque é que há uma linhagem Tan Yang Wu dentro da Wu Chang Pai de Zhang Zhong Shan? Porque a partir da publicação do livro de consultas de Zhang Zhong Shan, surgiu uma outra linhagem (linhagem escrita) de Shen Zhu Reng. No entanto, Tan Yang Wu é a única linhagem direta e oral de Estrelas Voadoras Wu Chang Pai, se bem que através de Yang Jiu Ru, o parente de Zhang. Também porque estabeleceu a primeira escola de Feng Shui aberta ao público, se bem que com alunos selecionados, fazendo assim a transição de um período de secretismo para um período de semi-abertura. Finalmente porque desde de Tan Yang Wu, a linhagem está perfeitamente documentada através de livros teóricos, compilações de casos práticos e transmissão sem falhas de mestre para discípulo.

Os diversos métodos clássicos foram desenvolvidos por mestres de Feng Shui há muitos séculos atrás tendo chegado aos nossos dias através da transmissão de mestre para discípulo que após várias gerações originam as denominadas linhagens. Um consultor de Feng Shui clássico deve ter uma linhagem bem definida, identificada e ligada às suas próprias origens.

No Feng Shui clássico temos uma linhagem directa com mais de 200 anos através da Central Academy of Feng Shui na Ásia, do grande mestre Francis Leyau (Wu Chang Pai).

 

 

JIANG DA HONG (1620-1714)
XUAN KONG FEI SIN


ZHANG ZHONG SHAN (SÉCULO XIX)
WU CHANG PAI


YANG JIU RIU (SÉCULO XIX)


TAN YANG WU (1891-1945)

Saiba mais »

SUI BENG (1920-1998)

Saiba mais »

YEN PEN (1873-1957)

Saiba mais »

FRANCIS LEYAU (1953 - )

Saiba mais »

HUANG CHOON (1907-1990)

Saiba mais »

JOÃO BORGES

Saiba mais »

 

SOFIA LOBO CERA

Saiba mais »

 
X

sofialobocera.com

No right click